quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Evolução do Cinema




 1895 – “Surge” o cinema, como seqüência do aparecimento da fotografia em movimento, criado pelos irmãos Lumière.
            O cinema aparece como resultado final da procura de fidelidade, representação, conseguida através do movimento, mas também de uma cada vez mais linguagem especifica.
1902 – Primeira ficção cinematográfica (ainda os filmes eram rodados em bobinas). “Viagem à Lua”, realizada pelo pioneiro dos cinemas Georges Méliès.
            Na sua essência, e como linguagem especifica o cinema era mudo.
1927 – O primeiro filme falado “O cantor de jazz”. Edison foi o “inventor” do sonoro.
1935 – Chegada da cor ao cinema. “Vaidade e beleza” foi o primeiro filme a cores.
Década de 50 em diante A ascensão da TV, os estúdios investiram pesado em sagas espetaculares e uma série de inovações tecnológicas. Vejam algumas:
·         CinemaScope: introduziu o formato “widescreen”, que permanece até hoje nas telinhas.
·         3D: o efeito era meio tosco e o uso prolongado dos óculos causava fortes dores de cabeça.
Década de 90 em diante – “Toy Story” foi o primeiro filme (1995) feito inteiramente em computador.
2000 – “Star Wars”: ataque dos clones, o primeiro da série de George Lucas.
2002 – Foi inteiramente captado em suporte digital sem película.
2008 – “Viagem ao centro da Terra” foi o primeiro filme com atores rodados no novo digital 3D
Hoje em dia – Até agora a ultima fase do cinema o BLUE- RAY.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Tarefa 05

A idade media foi uma epoca de pouca higiene e de muitas doenças como: A peste negra, a variola, gripe espanhola, malaria entre outras.

A peste negra:
Matou 75 milhões de pessoas. Peste negra é a designação pela qual ficou conhecida, durante a Idade Média, a peste bubônica, pandemia que assolou a Europa, a China, o Oriente Médio e outras regiões do Mundo durante o século XIV(1347-1350) dizimando um terço da população da Europa e proporções provavelmente semelhantes nas outras regiões. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos ou outros roedores.

A malaria:
Morrem aproximadamente 2 milhões de pessoas por ano. A malária ou paludismo ou maleita, entre outras designações, é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles.

A variola:
A varíola foi uma das principais responsáveis pela destruição das populações nativas da América após a sua importação da Europa com Colombo. Juntamente com o Sarampo, Varicela e outras doenças, ela matou mais de 90% (25% da mundial) da população do continente, derrotando e destruindo as civilizações Asteca e Inca

A gripe espanhola:
Matou aproximadamente 50 milhões de pessoas em menos de 2 anos. A gripe Espanhola matou mais pessoas do que Hitler, armas nucleares e todos os terroristas da história juntos.
A pandemia caracterizou-se mundialmente pela elevada mortalidade, especialmente entre os mais jovens e pela freqüência das complicações associadas. Calcula-se que afetou 50% da população mundial, pelo que foi qualificada como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos. A falta de estatísticas confiáveis, principalmente no Oriente (como China e Índia) pode ocultar um número ainda maior de vítimas.



Leia mais em: As 7 piores pragas da história - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=1690#ixzz1Qqh54cwk

Tarefa 04

A diferença entre os dias de hoje e os dias medievais é muito grande. Pois hoje dispomos de novas tecnologias como: Microondas, geladeira, fogão, computador, telefone, televisão, entre outros, esses citados são os utensílios que "vieram" para facilitar muito mais a nossa vida. Mas mais tecnologias estão por vir, coisas que antes eram impossiveis de imaginar.

Para cozinhar antes, eles usavam fogo a lenha, para conservar os alimentos utilizavam especiarias orientais, para se comunicar usavam cartas, as mulheres, obrigadas a ficar em casa, não participavam "do mundo afora".

Tudo era muitoooooooooooooo diferente!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nossos Primos

Segundo o modelo da evolução, o Homem e o macaco partilham um ancestral em comum, mas a existência desse ancestral ainda é muito contestada. Por isso ainda se chama elo perdido.
     Quando a teoria da evolução de Darwin foi aceita pela comunidade científica, acreditava-se que no século seguinte, haveriam fósseis o suficiente para provar tal teoria. Os "seguidores" de Darwin, ou os chamados Darwinistas, deveriam provar a verocidade dessa teoria encontrando o prometido elo perdido. Mas parece que "qualquer" elo perdido serve. Volta e meia um esqueleto é encontrado na África e seus descobridores dizem ser o elo perdido. As manchetes de jornal vem e vão e, mais tarde, os ossos são classificados como sendo de Homem ou de macaco. O elo perdido continua perdido...
     Cuidado com o que é exposto nos museus...
     Um exemplo clássico disso, é a famosa história do Homem de Java, descoberto em 1892 por Eugene Dubois:
- Dubois descobriu um crânio semelhante ao de um macaco muito primitivo e um fêmur a cerca de 10 metros dele. Ele pensou: "obviamente são do mesmo ancestral".O animal andava ereto como um ser humano e tinha crânio de macaco, então podia ser o elo perdido: o homem-macaco pitecantropo. Os fósseis foram datados de 1 milhão de anos. É importante dizer que a teoria do Homem de Java foi baseada sem nenhuma prova ou estudo científico decisivo, onde os fósseis foram unidos de forma não-garantida.
     Só no final de sua vida Dubois percebeu que o crânio era de um grande macaco, e o fêmur, de um homem. Contudo, o Homem de Java foi exposto proeminente no Museu de História Natural de Nova Yorque até 1984, quando então, foi removido.






quarta-feira, 15 de junho de 2011

Veículos motorisados

 Um motor, consiste em modificar um tipo de energia (elétrica, térmica)... em energia mecanica, para mover um veículo ou uma maquina.
O motor pode ser movido por vários tipos de energia, eólica, térmica, hidráulica, combustivéis fosseis etc..
Os primeiros motores eram movidos por força animal, e tambem quimica pelos homens. Ai entao começaram a surgir os motores movidos a vapor, depois hidráulica, mecanica e hoje em dia elétrica tambem.
Um motor a combustão (Gasolina)  funciona assim: A gasolina queima, fazendo o vira brequim virar, e movimentar os pistões, que propulsionam as valvulas de escape, entrando em movimento e gerando energia mecanica o suficiente para fazer o carro se movimentar.







Fonte: Wikipédia







segunda-feira, 6 de junho de 2011

Da locomotiva ao foguete

Locomotivas a vapor
Em 1824, surgimento das primeiras locomotivas para passageiros. Construindo assim as ferrovias, onde facilitou a distribuição de mercadorias que se tornou mais rápida, barata e eficiente.

Barcos a vapor
Em 1826, foram utilizados os primeiro barcos a vapor, para transportar passageiros. Movidos por imensas rodas equipadas com pás. Em 1843, desenvolveu-se um gigantesco casco de ferro e propulsor a hélice. O que possibilitava maior segurança, transporte de mais carga, além de ter maior velocidade.

O automóvel
Em 1863, o primeiro automóvel foi construído, ele era movido por um motor de combustão interna (deve-se a queima de combustível no interior de vários cilindros). Em 1930 teve a transformação do automóvel que ficou mais parecido com os de hoje. Ainda na década de 30 o fusca foi inventado, com mais de 20 milhões de carros vendidos.

O avião
Em 1908, o primeiro vôo realizado por um brasileiro, o avião era feito de madeira e tecido. Em 1920, os materiais foram aperfeiçoados, substituídos, por metais aerodinâmicos. Sendo em 1939, o desenvolvimento do primeiro avião a jato, muito parecido com os de hoje.

O foguete
Em 1942, o primeiro foguete foi lançado em março, atingiu apenas algumas nuvens baixas ante de despenhar no mar a meio milha do ponto de lançamento. Ainda em 1942 teve o segundo lançamento, que ocorreu em agosto, subiu cerca de 11 quilômetros (7 milhas), antes de explodir.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Motor a Vapor

 Motor a Vapor


O motor a vapor foi o primeiro tipo de motor a ser amplamente usado. Ele foi inventado por Thomas Newcomen, em 1705, e James Watt. Os motores a vapor movimentaram as primeiras locomotivas, barcos a vapor e fábricas e, dessa forma, foram a base da Revolução Industrial.


O Motor a vapor  é um tipo de maquina térmica que exploram a pressão do vapor. Todas as máquinas térmicas funcionam baseadas no princípio de que o calor é uma forma de energia, ou seja, pode ser utilizado para produzir trabalho, e seu funcionamento obedece às leis da termodinâmica.
A máquina a vapor, funciona  com   o vapor da água sob alta  temperatura do fogo. O motor a vapor criou a base para a industrialização. Em apenas alguns anos ele se tornou a força de trabalho nas fábricas e minas.
Quando o motor a vapor foi inventado só tinha duas maquinas com fonte de energia na Europa: moinho de vento e a roda hidráulica e com essas invenções foi um dos fatores que deram o começo da Revolução industrial 

Steam engine in action.gif